Eu voto e cobro

No próximo domingo os brasileiros elegerão os vereadores e prefeitos que irão governar as suas cidades de 2013 a 2016.  É certo (e lamentável) que nas eleições de 2016 a maioria dos eleitores não irá lembrar em quem votou nestas eleições e muito menos de suas promessas de campanha.

A memória do brasileiro é curta.

Os políticos corruptos e mentirosos comemoram.

Pensando nessa memória de  peixe do povo brazuca, tive a ideia de um espaço que funcionaria como um antídoto para esta síndrome social: o projeto Eu voto e cobro. Ele está inscrito no site Cidade democrática e no Escola de redes com o objetivo de agregar voluntários para colocá-lo em prática.

Eis o primeiro esboço do projeto:

A ideia é criar um espaço virtual de contato entre políticos e eleitores. Na época de eleições os candidatos seriam cadastrados no espaço com suas respectivas propostas de governo. Oseleitores, por sua vez, se cadastrariam e teriam acesso a estas informações. Analisando a proposta de cada um dos candidatos eles poderiam escolher em quem votar e vincular o seu perfil ao do seu candidato. Os usuários do site alimentariam o banco de dados com informações acerca dos eleitos, como projetos, notícias, publicações. Os partidos políticos e assessorias dos políticos também poderiam alimentar o banco. O site funcionaria, portanto, como uma plataforma de debates e informação, uma praça pública virtual. Ele também teria a função de manter vivas as promessas de campanha na memória dos eleitores, para cobrar dos políticos e avaliar se eles estão cumprindo o seu papel.

Quer ajudar? Manda um email pra rnsilva@gmail.com

Anúncios

Tags:,

About Renan Silva

Renan Silva - Arquiteto / Urbanista - Mestre em Planejamento para do Desenvolvimento Local - Especialista em mobilidade urbana - 31 anos - Time do coração: CRB

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: